Visualizações de página

sábado, 24 de março de 2012

Um coração desportista

"Campeões não são feitos em academias. Campeões são feitos de algo que eles têm profundamente dentro de si - um desejo, um sonho, uma visão." (Muhammad Ali)

 

Com essa brilhante frase do maior boxeador de todos os tempos, começo a escrever  minha trajetória de atleta e praticante do Karatê-do (Caminho das mãos vazias). Neste blog tenho o intuíto de relatar meu dia-a-dia como praticante desta arte marcial, meus desafios e superações e minhas conquistas, sejam elas diárias ou de momentos especiais.

Em outubro de 2009 conheci o Sensei Eurico (A quem sou muito grato e sempre reconhecerei como Sensei - professor em japonês - pois me apresentou e me conduziu nos primeiros passos do karatê) por meio de meu trabalho de educador e me desafiei a conhecer o Karatê - estilo Goju Ryu. Nos primeiros meses senti o peso do sedentarismo e a dificuldade de realizar certos movimentos que estão muito fora daqueles que realizamos no cotidiano. Porém com esforço e dedicação, começaram a aparecer os primeiros resultados: nível técnico para fazer a primeira e segunda graduação (faixas amarela e laranja) 6º e 5º Kyu; medalhas de primeiro e segundo colocado em campeonatos internos.

 Depois de ficar um curto período no final do ano de 2010 (cerca de 3 meses) sem poder treinar por conta de compromissos profissionais e de lesão no tornozelo, me desliguei dos treinamentos com o Sensei Eurico e do Karatê Goju Ryu por razão dos  dias disponíveis para treinamento não coincidirem com os dias de treinos na academia.

Com muita vontade de retomar os treinamentos, aproximadamente neste mesmo período, conheci o Sensei Carlos que me apresentou seu professor o Shihan (mestre em japonês) Eritan José Messias - Karatê estilo Shotokan - seus dias de treinos eram muito apropriados à minha disponibilidade e a distância de minha casa muito pequena. Reiniciei meus treinos em janeiro de 2011 voltando a sentir o tempo que fiquei sem treinar durante os treinos de Kumite (luta) e a diferença de estilo de Karatê nos treinos de Kata (formas e movimentos).

Mas, novamente com muita dedicação e persistência nos treinamentos, consegui nível técnico para realizar as graduações de 4º, 3º e 2º Kyu (laranja, verde e roxa) e para participar das 4 etapas do circuito estadual de Karatê pela FEKISC - Federação de Karatê Interestilos de Santa Catarina - nestes campeonatos me coloquei sempre entre primeiro e segundo colocado, fato que resultou em minha maior conquista: Campeão do Ranking Catarinense em Kata e Kumite de 2011. 

Atualmente continuo contando com o Shihan Eritan José Messias - Associação Navegantes de Karatê Shotokan - como meu técnico e com quem tenho aprendido muito, tenho muita admiração pela forma em que preza pelas raízes e preceitos do Karatê e a quem devo minhas maiores conquistas.

 

Nas próximas postagens colocarei fotos, videos e comentários sobre essa caminhada de karateca.

 

"Oss"! (saudação japonesa usada no karatê) 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário